domingo, 6 de junho de 2010

Biografia de William Shakespeare


William Shakespeare foi um poeta e dramaturgo inglês, tido como o maior escritor do idioma inglês e o mais influente dramaturgo do mundo.

Seus textos literários são verdadeiras obras de arte, as quais permanecem até os dias de hoje, onde são retratadas frequentemente pelo teatro, televisão, cinema e literatura. De suas obras restaram até hoje 38 peças, 154 sonetos, 2 longos poemas narrativos e diversos outros poemas. Entre suas obras mais conhecidas estão Romeu e Julieta, que se tornou a história de amor por exelência, e Hamlet, que possui uma das frases mais conhecidas da língua inglesa: To be or not to be, that's the question (Ser ou não ser, eis a questão).

William Shakespeare nasceu em abril de 1564, na pequena cidade inglesa de Stratford-Avon. Nessa região começou seus estudos e já demonstrava grande interesse pela literatura e pela escrita. Com 18 anos casou-se com Anne Hathaway e, com ela, teve três filhos Susanna, Hamnet e Judith).

Sua primeira peça foi "Comédia dos Erros"que, segundo historiadores, foi escrita no ano de 1590. Esta foi terminada quatro anos depois. Nesta época escreveu aproximadamente 150 sonetos.

Os textos de Shakespeare fizeram e ainda fazem sucesso, pois tratam de temas próprios dos seres humanos, independente do tempo histórico. Amor, relacionamentos afetivos, sentimentos, questões sociais, temas políticos e outros assuntos, relacionados a condição humana, são constantes nas obras deste escritor.

No ano de 1610, retornou para Stratford, sua cidade natal, local onde escreveu sua última peça, A Tempestade, terminada somente em 1613. Em 23 de abril de 1616 faleceu, de causa não identificada pelos historiadores.


Principais obras:


- Comédias: O Mercador de Veneza, Sonho de uma noite de verão, A Comédia dos Erros, Os dois fidalgos de Verona, Muito barulho por coisa nenhuma, Noite de reis, Medida por medida, Conto do inverno, Cimbelino, Megera Domada e A Tempestade.

- Tragédias: Tito Adrônico, Romeu e Julieta, Julio César, Macbeth, Antônio e Cleópatra, Coriolano, Timon de Atenas, O Rei Lear, Otelo e Hamlet.

- Dramas Históricos: Henrique IV, Ricardo III, Henrique V, Henrique VIII.



Aos seguidores do "Ler faz bem a saúde!"

Caros seguidores,

Venho lhes dizer que, a cada mês, colocarei a biografia de um ator e uma (ou mais) de suas obras, conhecidas ou não. Gostaria que comentassem, criticando ou dando sugestões para que eu possa melhorar ou enriquecer mais as minhas postagens.

Atensiosamente
Ana Elisa

Charles Chaplin

Durante a nossa vida:
Conhecemos pessoas que vem e que ficam,
Outras que, vem e passam.
Existem aquelas que,
Vem, ficam e depois de algum tempo se vão.
Mas existem aquelas que vem e se vão com uma enorme vontade de ficar...
"Não preciso me drogar para ser um gênio;
Não preciso ser um gênio para ser humano;
Mas preciso do seu sorriso para ser feliz."
Charles Chaplin