quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Carnaval


O carnaval é considerado uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo. Tem sua origem no entrudo português, onde, no passado, as pessoas jogavam uma nas outras, água, ovos e farinha. O entrudo acontecia num período anterior a quaresma e, portanto, tinha um significado ligado à liberdade. Este sentido permanece até os dias de hoje no Carnaval. 
 O entrudo chegou ao Brasil por volta do século XVII e foi influenciado pelas festas carnavalescas que aconteciam na Europa. Em países como Itália e França, o carnaval ocorria em formas de desfiles urbanos, onde os carnavalescos usavam máscaras e fantasias. Personagens como a colombina, o pierrô e o Rei Momo também foram incorporados ao carnaval brasileiro, embora sejam de origem européia. 
No Brasil, no final do século XIX, começam a aparecer os primeiros blocos carnavalescos, cordões e os famosos "corsos". Estes últimos, tornaram-se mais populares no começo dos séculos XX. As pessoas se fantasiavam, decoravam seus carros e, em grupos, desfilavam pelas ruas das cidades. Está ai a origem dos carros alegóricos, típicos das escolas de samba atuais. No século XX, o carnaval foi crescendo e tornando-se cada vez mais uma festa popular. Esse crescimento ocorreu com a ajuda das marchinhas carnavalescas. As músicas deixavam o carnaval cada vez mais animado. A primeira escola de samba surgiu no Rio de Janeiro e chamava-se Deixa Falar. Foi criada pelo sambista carioca chamado Ismael Silva. Anos mais tarde a Deixa Falar transformou-se na escola de samba Estácio de Sá. A partir dai o carnaval de rua começa a ganhar um novo formato. Começam a surgir novas escolas de samba no Rio de Janeiro e em São Paulo. Organizadas em Ligas de Escolas de Samba, começam os primeiros campeonatos para verificar qual escola de samba era mais bonita e animada. O carnaval de rua manteve suas tradições originais na região Nordeste do Brasil. Em cidades como Recife e Olinda, as pessoas saem as ruas durante o carnaval no ritmo do frevo e do maracatu. Os desfiles de bonecos gigantes, em Recife, são uma das principais atrações desta cidade durante o carnaval. Na cidade de Salvador, existem os trios elétricos, embalados por músicas dançantes de cantores e grupos típicos da região. Na cidade destacam-se também os blocos negros como o Olodum e o Ileyaê, além dos blocos de rua e do Afoxé Filhos de Gandhi.

Fonte: http://www.suapesquisa.com/carnaval/

Caros Leitores...

Caros leitores, 
Queremos melhorar a página, de modo que agrade todos vocês e seus interesses. Para isso, precisamos que, por gentileza, entrem em contato conosco, deixando críticas, sugestões, pedidos, opiniões, tudo o que nos ajude a melhorar cada vez mais. 
Obrigada desde já. 
Equipe Ler faz bem à saúde 

O contato pode ser feito pelo Facebook (comentando nessa postagem ou nos enviando uma mensagem) e pelo MSN (lerfazbemasaude@hotmail.com)

Por que ler clássicos? - Melissa Marques

“Um clássico é um livro que nunca terminou de dizer aquilo que tinha para dizer.”  (Italo Calvino)

Sabe aquele livro adorado por pessoas de todas as idades? Ou ainda, os livros indicados para ler antes do vestibular? A maioria deles pode ser chamado de clássico. Isso por que, os assuntos tratados em suas páginas são tão atuais que nem parece que os livros foram escritos há anos. 


Se você ainda não deu uma chance à eles, confira os nossos 10 motivos, e apaixone-se pelos clássicos:

 1- Aumente seu vocabulário: Muitas palavras usadas em livros clássicos já não são tão conhecidas atualmente. Um vocabulário extenso dá a você ferramentas para se expressar melhor, sem abandonar as palavras – e gírias – do nosso cotidiano. 
2- Melhore sua redação: Você com certeza já ouviu alguém dizer que, quanto mais você lê, melhor você escreve. E é verdade! Que tal começar a treinar? 
3- Melhore seu modo de falar: E é claro, se você já lê com regularidade e escreve superbem, fica fácil de melhor a forma que você se expressa! Co certeza você vai perceber a mudança! 
4- Tenha novas ideias: Apesar de terem sido escritos há muitos anos – e até séculos – os clássicos abrem a nossa mente e nos trazem novas ideias e horizontes. Afinal, os clássicos são chamados assim (também) por que os pensamentos expressos neles traduzem ideias atuais. 
5- Crie perspectiva histórica: Pelos clássicos podemos entender melhor o contexto histórico de uma época. Quem não adora “viajar” pela leitura para outros lugares e épocas? É TUDO DE BOM! 
6- Divirta-se: Tem melhor motivo que esse? Um bom livro te faz viajar! Escolha um tema que te agrade e busque os clássicos! 
7- Conhecimento: É sempre bom saber uma frase de impacto de um grande autor, não é mesmo? Além disso, é ótimo conhecer citações importantes de autores famosos. 
8- Ser mais seletivo: Com o tempo você vai aprender qual é o tipo de livro e de escrita que mais te agrada. Assim fica ainda mais fácil se divertir! 
9- Balanceie sua leitura: É sempre bom ler sites e blogs, mas um bom livro, com conteúdo e qualidade também é ótimo. Que tal ler os dois? 
10- Seja mais crítico: Ao ler os clássicos, você entra em contato com pensamentos que estão de acordo com aqueles que os criaram. Que tal para para pensar um pouco sobre tudo o que leu? Isso faz com que você fique mais crítica!

Texto: Por que ler clássicos? - Melissa Marques
Fonte: http://todateen.uol.com.br/leretdb/por-que-ler-classicos/

Dicas de como guardar e cuidar de seus livros - Melissa Marques

Você pode não fazer o tipo aloka da organização, mas, saber guardar e cuidar melhor dos seus livros nunca é demais. Afinal, isso aumenta a durabilidade da sua coleção – sendo ela grande ou pequena – e faz com que eles fiquem anos e anos como se estivessem novinhos em folha! Se liga nas dicas! -Nunca use a orelha da capa e lembre-se: ela não é um marcador de páginas!

-Mantenha sempre as mãos limpas quando for manuseá-lo. 
-Use as duas mãos para segurar seus livros. 
-Nunca use fitas adesivas e colas, pois a composição química delas pode manchar as folhas dos livros. 
-Evite retirar um livro da estante puxando-o pela borda superior da lombada. Isso faz com que ela se enfraqueça e que, possivelmente, se rompa!
-Jamais dobre o papel ou faça qualquer tipo de marcação: seja a lápis, caneta, grifa-texto, ou outros. 
-Não apoie os cotovelos sobre livros muito grandes, isso pode acabar descolando o caderno da lombada.
-Nunca faça anotações em papéis colocados sobre a capa de um livro, isso deixa marcas!
 -Evitar usar clipes metálicos: eles oxidam e transferem aquelas manchas amarronzadas (horríveis) para o papel. 
-Não inserir no livro pétalas ou folhas de plantas, recortes de jornais e papéis ou papelão. Eles modificam o pH do papel, provocando manchas, além de prejudicarem a encadernação. 
-Os livros devem ser guardados em estantes, em posição vertical. 
-Cuidado para não deixar nenhum fragmento de alimento entrar em contato com os livros: isso pode atrair insetos! 
-Para evitar uma infestação de insetos, faça uma limpeza periódica em seus títulos com um pano limpo e seco. 
-Depois limpe a estante com um pano úmido. Mas evite passar produtos fortes, já que seus resíduos podem infiltrar no papel. 
-Dê atenção à espessura das prateleiras e cuidado com livros mais pesados, eles merecem um “lugar especial”.
-Oxigene as páginas: virar as páginas evita a acumulação de microrganismos que atacam o papel e colabora para que as folhas não fiquem ressecadas e quebradiças.
-Não guarde livros em sacos plásticos. Isso impede a respiração do papel. 
-Evite encapar os livros com outros tipos de papéis, com o pardo, por exemplo, ele altera o pH das folhas. -Deixe um espaço entre estante e parede, pois ela pode transmitir umidade aos livros, o que pode gerar fungos! 
-Armários e estantes devem ser arejados. Estantes fechadas devem ser periodicamente abertas. 
-Não coloque o livro em contato direto com a luz do sol: ele pode desbotar ou deformar. 
-Só empreste livros para pessoas de sua confiança (que terão os mesmos cuidados que você!).

Texto: Dicas de como guardar e cuidar de seus livros - Melissa Marques
Fonte:  http://todateen.uol.com.br/leretdb/como-guardar-e-cuidar-de-seus-livros/