quinta-feira, 19 de julho de 2012

O Menestrel - William Shakespeare

"Um dia você aprende... 

Depois de algum tempo você aprende a diferença, a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma. E você aprende que amar não significa apoiar-se. E que companhia nem sempre significa segurança. Começa a aprender que beijos não são contratos e que presentes não são promessas. Começa a aceitar suas derrotas com a cabeça erguida e olhos adiante, com a graça de um adulto e não com a tristeza de uma criança. Aprende a construir todas as suas estradas no hoje, porque o terreno do amanhã é incerto demais para os planos, e o futuro tem o costume de cair em meio ao vão.

 Depois de um tempo você aprende que o sol queima se ficar exposto por muito tempo. E aprende que, não importa o quanto você se importe, algumas pessoas simplesmente não se importam… E aceita que não importa quão boa seja uma pessoa, ela vai feri-lo de vez em quando e você precisa perdoá-la por isso. 

Aprende que falar pode aliviar dores emocionais. Descobre que se leva anos para construir confiança e apenas segundos para destruí-la… E que você pode fazer coisas em um instante das quais se arrependerá pelo resto da vida. Aprende que verdadeiras amizades continuam a crescer mesmo a longas distâncias. E o que importa não é o que você tem na vida, mas quem você tem na vida. E que bons amigos são a família que nos permitiram escolher. 

 Aprende que não temos de mudar de amigos se compreendemos que os amigos mudam… Percebe que seu melhor amigo e você podem fazer qualquer coisa, ou nada, e terem bons momentos juntos. Descobre que as pessoas com quem você mais se importa na vida são tomadas de você muito depressa… por isso sempre devemos deixar as pessoas que amamos com palavras amorosas; pode ser a última vez que as vejamos. 

Aprende que as circunstâncias e os ambientes têm influência sobre nós, mas nós somos responsáveis por nós mesmos. Começa a aprender que não se deve comparar com os outros, mas com o melhor que pode ser. Descobre que se leva muito tempo para se tornar a pessoa que quer ser, e que o tempo é curto. Aprende que não importa onde já chegou, mas para onde está indo… mas, se você não sabe para onde está indo, qualquer caminho serve. 

 Aprende que, ou você controla seus atos, ou eles o controlarão… e que ser flexível não significa ser fraco, ou não ter personalidade, pois não importa quão delicada e frágil seja uma situação, sempre existem, pelo menos, dois lados. Aprende que heróis são pessoas que fizeram o que era necessário fazer, enfrentando as conseqüências. Aprende que paciência requer muita prática. Descobre que algumas vezes a pessoa que você espera que o chute quando você cai é uma das poucas que o ajudam a levantar-se. 

Aprende que maturidade tem mais a ver com os tipos de experiência que se teve e o que você aprendeu com elas do que com quantos aniversários você celebrou. Aprende que há mais dos seus pais em você do que você supunha. Aprende que nunca se deve dizer a uma criança que sonhos são bobagens… Poucas coisas são tão humilhantes e seria uma tragédia se ela acreditasse nisso. Aprende que quando está com raiva tem o direito de estar com raiva, mas isso não te dá o direito de ser cruel.

 Descobre que só porque alguém não o ama do jeito que você quer que ame não significa que esse alguém não o ama com tudo o que pode, pois existem pessoas que nos amam, mas simplesmente não sabem como demonstrar ou viver isso. Aprende que nem sempre é suficiente ser perdoado por alguém… Algumas vezes você tem de aprender a perdoar a si mesmo. Aprende que com a mesma severidade com que julga, você será em algum momento condenado. Aprende que não importa em quantos pedaços seu coração foi partido, o mundo não pára para que você o conserte. 

Aprende que o tempo não é algo que possa voltar. Portanto, plante seu jardim e decore sua alma, em vez de esperar que alguém lhe traga flores. E você aprende que realmente pode suportar… que realmente é forte, e que pode ir muito mais longe depois de pensar que não se pode mais. E que realmente a vida tem valor e que você tem valor diante da vida! 

Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o bem que poderíamos conquistar se não fosse o medo de tentar."

94 comentários:

  1. O que mais posso dizer... Perfeito!

    ResponderExcluir
  2. O incerto, a insegurança nos acompanha a todo instante. Mas precisamos ter força para PROGREDIR e PERSISTIR em nossa vida.

    ResponderExcluir
  3. esse texto é muito interessante, me lembro de te-lo conhecido quando passei por um dos momentos mais dificieis da minha vida, sobretudo a parte que diz:" Aprende que não importa em quantos pedaços seu coração foi partido, o mundo não pára para que você o conserte"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciana, isso também falou comigo e me deu muita força para prosseguir adiante. principalmente esse conteúdo do texto que vc citou.

      Excluir
    2. isso e muito importe esta no futuro de muitos mas para mim isso nem se toca isso tem uma idolatria

      Excluir
    3. isso e uma porcaria

      Excluir
    4. 12 de fevereiro de2015 17:34

      Excluir
    5. SE ISSO É PORCARIA PRA VOCE, IMAGINA O QUE NÃO É..

      Excluir
    6. lindo, nossa como é bom ler e entender.

      Excluir
    7. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    8. Coleguinhas quem fala que essas palavras é porcaria é porque essa pessoa é insana não sabe nem o que significa paz que dirá amor vc é um ignorante imagina como vc trata seu marido ou sua esposa pois eu amei essas lindas palavras desde o primeiro dia que houvi

      Excluir
  4. muito perfeito não tenho nem palavras.

    ResponderExcluir
  5. Esse é o tipo de texto q cabe a qualquer momento difícil da vida <3

    ResponderExcluir
  6. shakespeare um homem muito sabio

    ResponderExcluir
  7. bem no meio das fuças de certos tipos de gente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Algumas vezes você tem de aprender a perdoar a si mesmo. Aprende que com a mesma severidade com que julga, você será em algum momento condenado." Acho que no caso não seria na sua fuça?! hausudkhakhuduakhs xP

      Excluir
  8. Amo ler isto!!
    Me faz ter forças para ir mais longe e é um longe que eu nunca pensei ir um dia!
    É simplesmente PERFEITO!!

    ResponderExcluir
  9. Incrível como as palavras atravessam a barreira do tempo sem ruir, em especial essas palavras. Não é um texto que é cabível só a momentos difíceis. É um texto que cabe a todo momento. Sinto toda a emoção que, talvez, william quis transpor. Enfim, acho que palavras não se explicam com palavras senão acabam virando esse emaranhado que virou meu comentário, rs. Lindo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Incrível, por acaso achei seu comentário aqui em 2016, achei perfeito Parabéns, seja lá o que for o que vc estava passando, espero que tenha superado.
      Bjs

      Excluir
  10. Pois é , mas não foi Shakespeare que escreveu isso..

    ResponderExcluir
  11. O MENESTREL NÃO É DA AUTORIA DE WILLIAM SHAKESPEARE, MAS O TEXTO ORIGINAL (POEMA) PERTENCE A VERONICA SHOFFSTALL, COM A OBRA INTITULADA ORIGINALMENTE COMO "AFTER A WHILE". POR FAVOR, PESQUISEM SOBRE ISSO, A AUTORIA MERECE CONSIDERAÇÃO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lana Óliver, vc estar redondamente enganada. Você Aprende - de Veronica A. Shoffstall baseada no poema de William Shakespeare. No entanto não é de autoria de Veronica Shoffstal.

      Excluir
    2. Desculpe, mas vc está enganado. Você Aprende ou Depois de um Certo Tempo são títulos para um mesmo hoax, um texto que circula pela internet com indevida atribuição de autoria . Trata-se de um texto de Veronica A. Shoffstall, que o escreveu aos 19 anos, no livro de formatura (yearbook) de sua escola, ao terminar o highschool (equivalente ao Ensino Médio, no Brasil).

      A autora registrou o copyright da versão original em 1971.[carece de fontes] O título, originalmente, era Comes the Dawn, mas o texto ficou mais conhecido como After a While. Começou a circular como sendo de William Shakespeare ainda nos Estados Unidos, onde recebeu acréscimos, cortes e alterações.2 . Todas essas versões circulam no Brasil e no mundo todo, nas mais diversas línguas.

      Na verdade, não há nem uma única frase do texto que possa ser encontrada nos trabalhos de Shakespeare.3 No entanto, a internet em inglês registra (em 15 de agosto de 2012) 46 milhões de referências para esse texto com a autoria indevidamente atribuída a ele, e apenas 22 mil referências para a verdadeira autora. Em português, há 8 mil para Shoffstall e 60 mil para Shakespeare.

      Excluir
    3. Marabvilhosa informação. Estou trabalhando na interpretação deste texto com alunos universitários e precisava tirar esta dúvida imensa antes de lançá-lo ao público.

      Excluir
    4. Olá,  Boa tarde! A Sra não me conhece... Me deparei com um comentário seu sobre um texto atribuído a William Shakespeare  no final do ano passado... ocorre que meu filho de 7 anos teve uma feira de  literária na escola e o texto estava por toda parte....rs.... eu estranhei, pois não achei que o estilo cabia, não desmerecendo o autor... Iniciei pesquisas e foi quando me deparei com seu comentário. Vou encaminhar a informação a escola, porém tenho dificuldade em encontrar fontes de credibilidade para respaldo minha "descoberta"....rs... pode me dizer onde conseguiu as suas ou me ajudar nesse sentido?  Obrigada e espero que esta mensagem lhe encontre bem... Um abraço

      Excluir
  12. Muito lindo, me deu muito animo em minha vida. Uns falam que não é de WILLIAM SHAKESPEARE, mas não importe apenas leia e reflita.

    ResponderExcluir
  13. Shakespeare escreveu esta obra hà mais de 500 anos atrás e continua encantando as pessoas inclusive eu.

    Shakespeare esteja onde estiver parabéns e muito obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um belo texto que Shakespeare NUNCA escreveu. Sua autora chama-se Verônica Shoffstall e seria bem legal atribuir a verdadeira autoria, não concorda?

      Excluir
  14. A PERFEIÇAO POIS ALGO ASSIM VEM DE LA DE DENTRO VEM DA ALMA

    ResponderExcluir
  15. isso me deu forca para seguir com a minha vida de cabeça erguida!!!!

    ResponderExcluir
  16. bom...eu simplesmente amo este "poema" de Shakespeare"

    ResponderExcluir
  17. Essa mensagem é lindaaaa !!! fico emocionada e ao mesmo tempo encorajada pra levantar e sacudir a poeira e ir enfrente... pq sempre a uma luz ... !!

    ResponderExcluir
  18. confesso que tenho uma tatuagem " Shakespeare"

    ResponderExcluir
  19. coragem e medo são apenas sentidos o que realmente importa e faz toda a diferencia são as sequencias dos atos poiso pence com atenção

    ResponderExcluir
  20. Esse é simplesmente perfeito, perfeitissímo.

    ResponderExcluir
  21. Sem palavras... profundo...

    ResponderExcluir
  22. MARAVILHOSO...PRA VIDA INTEIRA!!!!!!!

    ResponderExcluir
  23. MEUS CAROS LEITORES, ESTA OBRA PRIMA NÃO FOI ESCRITA POR SHAKESPEARE MAS SIM POR VERÔNICA SHOFFSTALL, PORTANTO É UM CONHECIMENTO NECESSÁRIO POIS SE ESTA OBRA É DE VERÔNICA DEVEMOS OS CRÉDITOS A ELA.

    ResponderExcluir
  24. eu sempre achei este texto lindo e emocionante!

    ResponderExcluir
  25. Olá, não obstante a autoria, esse texto consta em algum livro?

    ResponderExcluir
  26. Willian e um ser iluminado perfeito poema

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ESTA OBRA PRIMA NÃO FOI ESCRITA POR SHAKESPEARE MAS SIM POR VERÔNICA SHOFFSTALL, PORTANTO É UM CONHECIMENTO NECESSÁRIO POIS SE ESTA OBRA É DE VERÔNICA DEVEMOS OS CRÉDITOS A ELA.

      Excluir
    2. Cala a boca mulher, quer se aparecer sobe em cima d um poste e pinta a bunda d azul

      Excluir
    3. Nossa que observação tão educada e pertinente, mostra bem a classe de pessoa que esta criatura é. Não sei, não quero saber e tenho ódio de quem sabe? Sua assinatura, não devia ser "anônimo" mas pode escolher entre ignorante, grosseirão, estúpido e mal-educado...

      Excluir
  27. Independente de quem seja texto lindo...realista...emocionante..levanta o astral da pessoa... SURF IS LIFE

    ResponderExcluir
  28. Não sei exatamente quem é o verdadeiro autor, mas o texto é simplesmente lindo! Nos faz refletir sobre nossa vida; sobre nossos erros e conquistas! E pensamos mais sobre o futuro, pois cabe a cada um escolher o que fará dele. Afinal, a vida é feita de escohas.

    ResponderExcluir
  29. É tão perfeito mais tão perfeito que vou imprimir e colar na minha parede, para ler sempre que possível.

    ResponderExcluir
  30. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  31. Muito lindo 😍. Mas to morrendo de rir dos comentários acima sobre a autoria 😂

    ResponderExcluir
  32. Esse texto e um dos mas lindos que já li, William vc e 10!

    ResponderExcluir
  33. Shakespeare e uma ícone da literatura mundial, mas independente de quem seja o autor vocês poderiam para de descurtir mas sim viver sentir a obra que foi escrita com o coração

    ResponderExcluir
  34. Meu deus cara muito massa doido er lokao ter doidao
    ameeiiii

    ResponderExcluir
  35. Perfeito, um dos melhores textos que já li.

    ResponderExcluir
  36. Verdadeira lição de vida

    ResponderExcluir
  37. blá blá blá do mais puro, chega a dar náuseas...

    ResponderExcluir
  38. Somente uma pessoa com idéias magníficas poderia ter escrito isso, pessoas normoticas jamais teria essas idéias, ainda mais na época em que foi escrita. Quando vc lê Shakespeare você tem que ler com a alma. Enfim o cara era dahora muito louco, cérebro de gente que pensa. Fantástico.

    ResponderExcluir
  39. Somente uma pessoa com idéias magníficas poderia ter escrito isso, pessoas normoticas jamais teria essas idéias, ainda mais na época em que foi escrita. Quando vc lê Shakespeare você tem que ler com a alma. Enfim o cara era dahora muito louco, cérebro de gente que pensa. Fantástico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. https://pt.wikipedia.org/wiki/Um_Dia_Voc%C3%AA_Aprende_que...

      Excluir
  40. Quero a música q esta tocando de fundo

    ResponderExcluir
  41. Lindo faz refletir o que passamos na vida e o que ainda podemos passar .

    ResponderExcluir
  42. Uma lisao de vida , amei essas msgs , eu me ispiro muito no menestrel 😍😍😍

    ResponderExcluir
  43. Uma lisao de vida , amei essas msgs , eu me ispiro muito no menestrel 😍😍😍

    ResponderExcluir
  44. Nunca vou me cansar de ler esse texto !
    Sensacional !

    ResponderExcluir
  45. Gente, não tem nem uma vírgula de Shakespeare nesse texto, ele é um hoax. https://pt.wikipedia.org/wiki/Um_Dia_Voc%C3%AA_Aprende_que...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A wikipedia É tida como REFERÊNCIA INCONFIÁVEL, devido a ACEITAR OPINIAO de leigos, registrando como Verdade, SEM BASE OU CONCLUSÃO.
      Simples assim.
      Sim, pesquise, mas em fontes onde A VERDADE O ENSINARÁ.

      Excluir
  46. Se vc conhece algumas obras de Shakespeare, fica claro que o texto não é dele. Acabaram de me mandar por whats app um vídeo com esse mesmo texto em que atribuem a autoria ao bardo de Avon, assim que acabei de ler, disse: esse texto jamais foi de Shakespeare e, por isso, cheguei aqui buscando referências para justicicar minha descrença. Encontro a generosa explicação fundamentada de Rosa Maria que poderia servir de estímulo para p o blog se aprofundar e rever o erro, mas parece que a escolha foi outra. O saber só se aprofunda na busca. Mais humildade. Mais coragem pra aprender e tranquilidade pra admitir que errou. Melhor do que seguir "errando o mesmo erro".

    ResponderExcluir
  47. https://construindohistoriahoje.blogspot.com/2013/09/o-menestrel-ou-depois-de-um-tempo.html

    ResponderExcluir
  48. Quando olhamos pra algo perfeito , como uma Pessoa pode entrar tao profundo em alguem com tao poucas palavras q nos traz tanta paz na alma ❤❤❤

    ResponderExcluir
  49. Oi, esse texto é um poema ?

    ResponderExcluir
  50. Uma enorme presente para a humanidade!
    Obrigada a quem nos proporcionou.

    ResponderExcluir