quarta-feira, 2 de junho de 2010

Tudo sobre a festa junina



Origem da festa junina

Existem duas explicações para o termo festa junina. A primeira explica que surgiu em função das festividades que ocorrem no mês de junho. Outra versão diz que esta festa tem origem de países católicos da Europa e, portanto, seriam em homenagem a São João. No princípio, a festa era chamada de Joanina.
De acordo com os historiadores, esta festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial(época em que o Brasil foi colonizado e governado por Portugal).
Nesta época, havia uma grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses. Da França veio a dança marcada, característica típica das danças nobres e que, no Brasil, influeciou muito as típicas quadrilhas. Já a tradição de soltar fogos de artifício veio da China, região de onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos. Da península Ibérica teria vindo a dança de fitas, muito comum em Portugal e na Espanha.
Todos os elementos culturais, com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros(indígenas, afro-brasileiros e imigrantes europeus) nas diversas regiões do países, tomando características particulares em cada uma delas.


Comidas típicas


Como o mês de junho é a época da colheita do milho, grande parte dos doces, bolos e salgados, relacionados ás festividades, são feitos deste alimento. Pamonha, cural, milho cozido, canjica, cuzcuz, pipoca, bolo de milho são apenas alguns exemplos. Além das receitas com milho, também fazem parte do cardápio desta época: arroz doce, bolo de amendoim, bolo de pinhão, bombocado, broa de fubá, cocada, pé-de-moleque, quentão, vinho quente, batata doce e muito mais.


Tradições


As tradições fazem parte das comemorações. O mês de junho é marcado pelas fogueiras, que servem como centro para a famosa dança da quadrilha. Os balões são bem raros, pois as leis proíbem o uso deste, devido causar incêndios e outros riscos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário