domingo, 8 de agosto de 2010

"Pai rico, Pai pobre" - resenha (autor desconhecido)

Assunto: empreendedorismo
RESENHA:
O objetivo do livro: "Pai Rico, Pai Pobre" é o de partilhar percepções quanto à maneira como uma maior inteligência financeira pode ser empregada para resolver muitos dos problemas comuns da vida. Sem treinamento financeiro, freqüentemente recorremos a fórmulas padronizadas para levar a vida, como trabalhar com afinco, poupar, fazer empréstimos e pagar impostos demais. Segundo o autor Robert Kiyosaki, cada indivíduo tem o poder de determinar o destino do dinheiro que chega às mãos. A escolha é de cada um. A cada dia, a cada nota, decidimos ser rico, pobre ou classe média. Dividir este conhecimento com os filhos é a melhor maneira de prepará-los para o mundo que os aguarda. Ninguém mais o fará.
Sobre esta resenha e o vídeo que a minha escola propôs (http://criarecrescer.com.br/blog/), meu comentário é o mesmo:

O importante é não confundir as palavras e atitudes. Devemos separar o joio (egoísmo) do trigo (empreendedorismo), sem arrancar o trigo (empreendedorismo). Os verdadeiros empreendedores não precisam falar de suas atividades com qualquer tipo de constrangimento, contanto que não sejam egoístas. Eles precisam se sentir como agentes importantes no desenvolvimento futuro, como sustentáculos parte de uma pirâmide que é o nosso mundo. Participativos sempre! Porém o outro lado deve ser um espectador aprendiz e não calculista nos comentários e saber aceitar o aprendizado com humildade.
Diante dos inúmeros comentários e dos citados tipos de motivação é injusto pré-julgar um empreendedor como avarento ou egoísta. É equivocado dizer que a maioria dos empreendedores faz de tudo e, passam por cima de todos, tão somente pelo amor sórdido que o nutre. A maioria dos empreendedores brasileiros sonha, planeja, corre risco. Jamais poderá ser confundido com um egoísta, um avarento que vive ao redor de seu próprio “umbigo”. Para tal conclusão devemos analisar realmente quem é quem.
A grande sugestão como dizem meus pais para nós filhos é;
“Aprender sempre a como lidar com seres humanos”
“Crescer por Crescer é pura filosofia”
“Tudo que é difícil, não é impossível”.
Ao contrário de todos que disseram que o vídeo nos faz refletir e outras coisas, digo que, em minha opinião, ele serve mais como uma crítica. Um exemplo, simples para muitos e grande para outros, seria a lagarta. A lagarta: “A criação de aulas extras sobre o momento da nossa mudança e transformação como a lagarta, me leva a refletir que todos somos capazes de mudar, basta querer.”
Para nós que estamos de saída do colégio CCC fica muito ensino e educação. Mas sem os pais não teremos base para entender que “aqui fora” precisamos algo a mais, pois “nenhuma escola” na série ou a partir do 9º ano nos ensina a ser empreendedores e sim funcionários, lembrando de um livro que minha mãe leu e me falou sobre o conteúdo e frase lendo o livro “Pai Rico, Pai Pobre”. Analisando bem, esta é a parte egoísta da educação.

Autora: Ana Elisa

Nenhum comentário:

Postar um comentário