segunda-feira, 16 de julho de 2012

O Segredo e outras histórias de descoberta - Lygia Fagundes Telles


Cia das Letras lança O Segredo – E outras histórias de descoberta: a vida sob o viés da juventude.

 Escritos por Lygia Fagundes Telles em fases distintas de sua carreira, os cinco contos reunidos nesta coletânea têm em comum o ponto de vista de uma criança ou de um adolescente. Seja o narrador menina ou menino, seja o tema a descoberta do amor ou a frustração perante um segredo de família, as crianças que figuram no livro não têm nome próprio, tampouco se caracterizam por uma faixa etária específica.

O que as une é a experiência transformadora do amadurecimento, das situações aparentemente banais que se desdobram e se aprofundam e as fazem experimentar a perda de ilusões. Em “Herbarium”, o conto que abre a coletânea, a menina do interior apaixona-se pelo primo mais velho, que chega da cidade grande e lá se hospeda para recuperar-se de uma doença misteriosa. Diante de um sentimento tão profundo e até então desconhecido, sua vida se transforma.

“O segredo”, conto que dá nome ao livro, relata em primeira pessoa o encontro de uma menina, filha do delegado, com “as mulheres da Rua da Viúva, aquelas donas que a gente via de longe com a mesma curiosidade assustada com que víamos os leprosos”. O conto que encerra a coletânea, “A rosa verde”, trata o tema da morte com naturalidade e delicadeza, e tomamos contato, aos poucos, com a imensa tristeza que invade a protagonista.

 Fonte: Cia das Letras

http://www.literal.com.br/destaque-medio-home/o-segredo-lygia-em-nova-coletanea-de-contos/

2 comentários: